- Área: 19756 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Jesús Granada
-
Fabricantes: Akaba, B.lux, Lopez Soto
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é estruturado em quatro níveis: dois abaixo do solo, destinados ao estacionamento e três acima do solo contendo o programa dividido em seis áreas: áreas comuns, situadas no térreo e compostas principalmente pelas seguintes zonas: áreas vestibulares, cafeteria, biblioteca, salão de atos, academia, supermercado-loja, oratório.
Área docente, localizada na primeira planta e em parte da segunda, compreende às salas de aula e oficinas para os alunos.
Área do departamento, que é composta pelas salas dos professores, salas de reunião e consultas do corpo docente. Área da direção e secretaria, localizada no térreo. Área de estacionamento, no subsolo do edifício, que conta com 300 vagas para veículos. Igreja, com entrada independente.
Parte-se da ideia de proporcionar uma arquitetura próxima, quase familiar tanto na composição de seus espaços como no tratamento da luz e da textura proporcionada através da pele de cerâmica que envolve a edificação. A materialidade desse edifício está unida desde o começo com a argumentação do processo de projeto. A planta baixa de acessos é projetada relacionando-se com um espaço limiar comprido, delimitado pelo próprio edifício em suas plantas superiores.
Pode-se dizer que o projeto deste edifício é a envolvente cerâmica de suas salas de aula que gravita sobre o plano da cidade. Essa abordagem básica traduz-se na solução estrutural adotada para esse projeto, baseada no estudo do seu corte: uma viga treliçada, contendo as duas plantas superiores das salas de aula e departamentos, apoiada em duas linhas de suporte alcançando um grande vão, sob o qual estão as áreas comuns, em continuidade com as áreas exteriores de terraços e jardins protegidos por uma imponente estrutura em balanço.
Originalmente publicado em 12 Fevereiro, 2014